A necessidade por uma plataforma de social trading equitativa

A necessidade por uma plataforma de social trading equitativa

Social trading é uma maneira de investir, onde investidores observam traders experts e seguem suas estratégias de investimento por meio de copy trading ou mirror trading. Com pouco ou nenhum conhecimento sobre o mercado financeiro é possível participar, o social trading tem sido descrito como uma alternativa sofisticada e de baixo custo aos tradicionais gestores de patrimônio.

Nós falamos com o time por trás da STFX (Single Trade Finance Exchange), um protocolo de SocialFi e DeFi para gerenciamento de ativos de curto prazo, para entender a necessidade de tal infraestrutura e os requisitos para garantir que todos os participantes aproveitarão dos benefícios.

Os desafios do modelo de social trading mais popular

Enquanto a maioria dos traders não percebe, as pessoas já negociam socialmente, e esse é o motivo do qual o Crypto Twitter ou CT, uma comunidade nichada que fala sobre cripto ativos, disse o chefe de comunidade e crescimento da STFX, Peach (como seu nome no Twitter), em nosso Twitter Space mais recente.

No entanto, como o CT faz parte de uma rede social mais extensa, ele não é uma plataforma de social trading ideal.

“Existem várias maneiras diferentes de fazer isso [construir uma infraestrutura de social trading] com base em como os diferentes participantes são, [e] como eles se envolvem nas operações... isso meio que faz você mudar a forma como negocia”, disse ele.

“É realmente interessante que o Twitter tenha acabado de ser adquirido por Elon [Musk]. No Twitter, os setores de maior crescimento são os nichos… o social trading talvez já seja o valor do Twitter, mas não há muita captura dele”, observou ele.

A plataforma que a STFX prevê é aquela em que os participantes podem compartilhar seus pensamentos e trades rapidamente, com o horário das atividades para transparência e fornecer um ciclo de feedback rápido.

“Vaultification” como uma solução

@MustStopMurad da STFX disse que sua empresa vê o “vaultification” como uma solução. Conforme descrito pela STFX, os cofres são pools de fundos com uma estratégia associada que visa maximizar o retorno dos ativos dentro do cofre. Os cofres economizam muito tempo de pesquisa dos investidores, que seria gasto procurando estratégias, ganhos ou investimentos on chain. Da mesma forma, os cofres podem salvar os investidores de altas taxas de transação.

“Se pensarmos nisso desde os primeiros princípios, o que as pessoas estão fazendo no Twitter, Discord, Telegram e várias outras plataformas? Eles estão tentando descobrir o que as outras pessoas estão fazendo. Eles estão tentando descobrir quais são as tendências. Eles podem rir de seus fracassos e, essencialmente, sempre que têm um investimento, estão tentando vendê-lo um pouco aos outros.

E o que estamos tentando fazer na STFX é essencialmente construir uma plataforma que ajude as pessoas a fazer tudo isso com a maioria de seus movimentos tendo obviamento o tempo carimbado on-chain, para que ninguém possa mentir sobre seu desempenho passado - ninguém pode mentir sobre nada porque é literalmente tudo on-chain, meio que incorporado para sempre no curso da história”, disse @MustStopMurad da STFX.

“Queremos nos concentrar em negociações direcionais para começar e cada um de nossos cofres representa uma ideia de trading completamente diferente. Nossa plataforma é totalmente sem permissionless, então qualquer pessoa com uma carteira Arbitrum pode criar seu próprio cofre. Nosso objetivo é que o STFX seja o mais permissionless, descentralizado e sem custódia possível”, disse ele.

O use case matador para social trading, recompensas pelas habilidades ao invés de influência

Uma grande deficiência da atual infraestrutura de social trading é a incapacidade de verificar a qualidade. A capacidade de manipular um feed do Twitter para excluir suas perdas e mostrar apenas seus ganhos cria um registro público falso e apresenta uma taxa de sucesso distorcida. Por exemplo, Peach citou alguns players das redes sociais que têm um grande número de seguidores, mas não são realmente bons em trading. Todos nós sabemos que um influenciador usa elementos de inspeção em suas postagens de PnL.

“Em vez de ser apenas uma influência generalizada… vincule essa [influência] a 'o que você disse, o que você twittou em um determinado momento e o que você realmente fez?' … [Existem] traders que não têm $10 milhões de ativos em seu portfólio, mas eles têm a habilidade... precisamos de uma infraestrutura melhor para que as pessoas possam escalar no que são boas em fazer e ser apenas uma carteira”, disse Peach.

Como parte dos esforços da WOO Network para trazer essa infraestrutura, um recurso de tabela de classificação foi adicionado para permitir que os usuários vejam e sigam os 100 principais traders na WOO X. A lista pode ser classificada por PnL, ROI e Sharpe Ratio em diferentes períodos de tempo. As informações no quadro são calculadas a partir do registro total de trades, incluindo o trading GUI e o trading de API na conta principal e subcontas no período que você selecionou no canto superior direito do quadro.

“[Para a comunidade da WOO X], temos muitas ambições de social trading com o lançamento de nossa tabela de classificação recentemente, você sabe, à medida que movemos nosso conjunto de produtos nessa direção… estamos muito alinhados com esse objetivo em relação a produtos e infraestrutura para apoiar a interação social durante o trading”, disse Josh Workman da equipe de ecossistema da WOO Network.

Embora a infraestrutura de social trading exista, ela está longe de ser perfeita, impulsionada por “influência”, não por habilidade. Tanto a WOO Network quanto a STFX buscam criar um novo padrão no social trading, eliminando a adivinhação no reconhecimento da qualidade e permitindo uma entrada mais fácil para os participantes do mercado encontrarem e seguirem os melhores traders do setor.

Nota do editor:

Recentemente, vimos a interação do social trading na recente queda do mercado de criptomoedas causada pelo desastre da FTX. Os traders foram ao Twitter para verificar as atualizações mais recentes de influenciadores, organizações de notícias e empresas de criptomoedas. O desafio é filtrar o ruído para uma tomada de decisão sólida.

“Acho que a próxima evolução do comércio de criptomoedas é o ponto em que alinha os incentivos de todos os participantes, mas essencialmente remove aqueles que fazem [social trading] pelos motivos errados”, disse Jason Brannigan, da equipe de investimentos da WOO Network.


O conteúdo acima não é uma recomendação de estratégias de investimento e trading nem constitui uma oferta, solicitação ou recomendação de qualquer produto ou serviço. O conteúdo tem apenas fins informativos. Qualquer pessoa que tome ou altere a decisão de investimento com base no conteúdo deve assumir o resultado ou perda por conta própria.

O conteúdo deste documento foi traduzido para diferentes idiomas e compartilhado em diferentes plataformas. Em caso de discrepância ou inconsistência entre diferentes postagens causadas por erros de tradução, a versão em inglês em nosso site oficial prevalecerá.

Read Next

We use cookies to improve your experience. To find out more, please read our Privacy Policy. By clicking "Accept", you consent to our cookie and Privacy Policy. Or you may click “Decline”to refuse to consent.

Stay Connected

WOO connects traders, exchanges, institutions, and DeFi platforms with democratized access to the best-in-class liquidity and trading execution at low cost.

Terms of Service Privacy Policy Information Security Statement